segunda-feira, 18 de abril de 2011

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL?

Neste quadro do BLOG Planeta de Carro, vamos falar sobre câmbio manual ou automático. Esta história me lembra que nos anos 80 tinha-se uma dúvida: comprar ou não um carro com 2 ou 4 portas. É válido lembrar que no Brasil o mercado é um pouco diferente de outros lugares, porque temos receio de mudanças, mesmo que sejam para melhor, somos muito inseguros, com razão, porque pagamos muito caro pelo nosso bem  e não podemos errar com as nossas escolhas.
    Nos anos 80 ninguém queria um carro 4 portas e quem o tinha estava casado com ele. Naquele tempo era considerado carro para uso de taxista, as pessoas o achavam barulhento, que não tinha tanta segurança numa batida como o de 2 portas e por aí vai. Vale ressaltar que na Europa e Estados Unidos era o modelo que mais vendia enquanto que nós no Brasil nadávamos contra a maré. Logo nos fins da década de 80, a ficha caiu e descobrimos que o carro 4 portas sem dúvida alguma seria muito mais prático.
   Fiz essa retrospectiva para dizer que estamos no mesmo dilema hoje, porém o tema é outro: Câmbio automático ou manual?  Em minha opinião o melhor é, sem dúvida alguma, o câmbio automático.  Câmbio manual hoje em dia é para quem tem um carro esportivo ou para quem quer sentir a potência do carro, desfrutar do toque máximo do motor então, neste caso, concordo com o câmbio manual. Temos uma birra por acharmos que o câmbio automático gasta mais combustível e nesse ponto eu concordo, em relação aos câmbios antigos com 3 ou 4 marchas. Para se ter uma ideia, os carros esportivos como Ferrari e Cia estão vindo hoje com o câmbio automático que passa de 10 marchas. Algumas pessoas podem reclamar que o câmbio automático é muito caro, concordo, é caríssimo porque nosso mercado ainda é muito pequeno neste tipo de câmbio, quando tivermos o mercado um pouco maior, teremos este câmbio disponível com preço justo no ferro velho mais próximo de sua casa.
    Motoristas, vamos enterrar o câmbio manual, usem o câmbio automático e vejam o tempo perdido de conforto, segurança e manutenção que infelizmente já perdemos.
 * Conforto: Não precisaremos passar várias marchas com o movimento do carro, somente uma vez.
 * Segurança: Ficamos com as duas mãos ao volante.
* Manutenção: O câmbio automático trabalha as marcha no tempo certo do motor.

Foto ilustrativa de um câmbio automático  
                                   
 Alavanca do câmbio automático
 Câmbio automático ZF de 8 velocidades

Por dentro do câmbio automático

No próximo assunto vamos falar de marcas de carro do Brasil.