quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMBUSTIVEL

Como mostra o gráfico, a produção de carros está superando  a produção de combustível no Brasil:


Em breve, o Brasil terá que comprar petróleo de outros países. Com isso, o preço dele cada vez mais terá de ser reajustado. A situação não é mais grave porque temos o nosso etanol, mas mesmo com ele, não vamos segurar essa nossa dependência de combustível. Isso nos mostra que em breve estaremos entrando numa grande crise de combustível.

Mesmo neste cenário de dúvidas acerca do futuro do combustível no Brasil, o nosso governo não faz nada para amenizar esta situação. De forma contrária, eles esperam a situação ficar insustentável, para depois pensar em mudar alguma coisa.


Próximo assunto: Produção de carros no Brasil, qual é o futuro?

Vejo com muita preocupação em um futuro breve a produção de carros no Brasil. Temos os maiores impostos do mundo neste produto, também a mão de obra mais cara, e, além disso, o frete mais caro. Estamos em maus lençóis.
O carro chinês, que foi produzido em seu país de origem, terá que pagar imposto de importação. Além disso, vem super equipado, equipamentos estes que até mesmo em carros nacionais caros não tem, como ABS, Controle de estabilidade e Air Bag. Pensamos que este carro vai chegar muito mais caro, no mínimo o dobro do preço, mas isso acontece justamente ao contrario. Os chineses fabricam estes carros com a metade do preço dos nossos com estas configurações. Com este cenário, como vamos exportar carros, se é infinitamente melhor comprar carros de fora e revender aqui dentro? Lá fora os impostos e mão de obra são muitos mais baratos. Se isso continuar por mais algum tempo, As fábricas de automóveis no Brasil, começarão a fechar. Isso mesmo. Se não mudar este cenário ai, com certeza é isso que vai acontecer.
Exemplo: A Volkswagen tem cinco fabricas no Brasil, São Bernardo do Campo/SP, São Carlos/SP, Taubaté/SP, São Jose dos Pinhais/PR e Resende/RJ. Com as vendas em queda, a indístria alemã vai fechar uma ou mais filiais de suas empresas por aqui. O governo não vai abrir mão de seus impostos sobre os carros. Depois só de ter uma situação de greve, desemprego, etc., é que eles irão depois pensar em mudar alguma coisa.


Bem, vejo que num futuro próximo teremos problemas com este mercado brasileiro, que visa o imposto tão alto. Produzir no Brasil hoje é um péssimo negócio.

Próximo assunto: Revisão de seu carro em 3,4,5 e 6 anos compensa?