sábado, 30 de abril de 2011

Com tantos lançamentos, como ficam as reposições de peças?

        Lançamentos de novos modelos, um melhor que o outro, as marcas brigando para ter o melhor produto do mercado. Realmente isso é um ponto positivo, ativa a competição e quem ganha é o consumidor. Mas, na realidade, quem ganha é o consumidor que tem dinheiro, aquele que pode comprar um carro novo, usá-lo por um ano e depois trocar por um novo modelo.

       Mas aquela pessoa que tem seu dinheiro limitado estará com muitos problemas, afinal terá que pagar seu carro em 60 meses, ou seja, só vai quitar seu carro daqui a cinco anos. Neste tempo o carro irá, com certeza, precisar troca qualquer peça em algum instante de seu uso. Veja o que lhe espera:

     1° - Como estão lançando modelos mensalmente, este que foi comprado logo estará fora de linha. Desta forma, seu carro já não está na moda.

    2° - A indústria de reposição de peças não vai dar continuidade na fabricação de partes de modelos antigos, pois existem 20 modelos novos lançando, e a indústria tem que produzir de modo preferencial, peças para estes lançamentos. Com isso, seu carro fora de moda poderá não ter a peça que estragou para reposição.

   3° - O carro vai virar um produto descartável. Você usa e depois joga fora. Não tem como andar com carro quebrado, que não tenha peças para reposição.

   4° - Dentro do Brasil existe uma legislação que obrigam as indústrias automotivas a ter que produzir peças para automóveis, durante um certo tempo, para carros que saíram de linha. Mas me diga, quem vai respeitar ou produzir peças de reposição para um produto fora de moda, já que as peças dos carros atuais vão dar muito mais lucro?

   5° - As indústrias de peças paralelas não vão ter como absorver tantos modelos de peças diferentes, sendo que os lançamentos são quase mensais. Isso vai ficar difícil, assim tornado o acompanhamento deste mercado economicamente inviável.

  6° - Para as lojas de autopeças, ficará inviável absorver tantas peças diferentes em tão pouco tempo. Como pode existir uma loja de autopeças que atenda perfeitamente a demanda de carros, sendo que cerca de 15 modelos diferentes do mesmo, são lançados todos os anos? Uma solução para o problema seria a criação de autopeças especializadas em uma única marca.

    Acompanho esta história de lançamentos constantes, e noto que isso é um problema para o Brasil, afinal 70% da população contam com um poder de compra limitado, causado principalmente pelos altos impostos. Esta foto aqui abaixo diz tudo o que quero transmitir, caso essa idéia de carros ‘descartáveis’ e lançamentos constantes chegarem ao país.



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