segunda-feira, 18 de abril de 2011

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL?

Neste quadro do BLOG Planeta de Carro, vamos falar sobre câmbio manual ou automático. Esta história me lembra que nos anos 80 tinha-se uma dúvida: comprar ou não um carro com 2 ou 4 portas. É válido lembrar que no Brasil o mercado é um pouco diferente de outros lugares, porque temos receio de mudanças, mesmo que sejam para melhor, somos muito inseguros, com razão, porque pagamos muito caro pelo nosso bem  e não podemos errar com as nossas escolhas.
    Nos anos 80 ninguém queria um carro 4 portas e quem o tinha estava casado com ele. Naquele tempo era considerado carro para uso de taxista, as pessoas o achavam barulhento, que não tinha tanta segurança numa batida como o de 2 portas e por aí vai. Vale ressaltar que na Europa e Estados Unidos era o modelo que mais vendia enquanto que nós no Brasil nadávamos contra a maré. Logo nos fins da década de 80, a ficha caiu e descobrimos que o carro 4 portas sem dúvida alguma seria muito mais prático.
   Fiz essa retrospectiva para dizer que estamos no mesmo dilema hoje, porém o tema é outro: Câmbio automático ou manual?  Em minha opinião o melhor é, sem dúvida alguma, o câmbio automático.  Câmbio manual hoje em dia é para quem tem um carro esportivo ou para quem quer sentir a potência do carro, desfrutar do toque máximo do motor então, neste caso, concordo com o câmbio manual. Temos uma birra por acharmos que o câmbio automático gasta mais combustível e nesse ponto eu concordo, em relação aos câmbios antigos com 3 ou 4 marchas. Para se ter uma ideia, os carros esportivos como Ferrari e Cia estão vindo hoje com o câmbio automático que passa de 10 marchas. Algumas pessoas podem reclamar que o câmbio automático é muito caro, concordo, é caríssimo porque nosso mercado ainda é muito pequeno neste tipo de câmbio, quando tivermos o mercado um pouco maior, teremos este câmbio disponível com preço justo no ferro velho mais próximo de sua casa.
    Motoristas, vamos enterrar o câmbio manual, usem o câmbio automático e vejam o tempo perdido de conforto, segurança e manutenção que infelizmente já perdemos.
 * Conforto: Não precisaremos passar várias marchas com o movimento do carro, somente uma vez.
 * Segurança: Ficamos com as duas mãos ao volante.
* Manutenção: O câmbio automático trabalha as marcha no tempo certo do motor.

Foto ilustrativa de um câmbio automático  
                                   
 Alavanca do câmbio automático
 Câmbio automático ZF de 8 velocidades

Por dentro do câmbio automático

No próximo assunto vamos falar de marcas de carro do Brasil.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não é por que você, que postou essa matéria, prefere carros automáticos, que todo mundo tem que gostar, acho que cada um tem uma preferência, e deve ser respeitada. Nos EUA, apesar de grande parte dos carros serem automáticos, existem muitas pessoas que preferem cambio manual, e esse número vem crescendo, conforme pesquisa realizada no ano passado! Eu AMO cambio manual, mas respeito quem gosta do automático!

Anônimo disse...

Eu acho muito interessante essa discursao.Eu mesmo ainda nao decidi .
abraco.

Joaquim Almeida disse...

Esse artigo não traz relevância nenhuma na discussão. É simples palpite e simples gosto pessoal.

Filomena da Silva disse...

Como faço para adquirir mais informações de carros multimarcas em São Paulo?

Filomena da Silva disse...

Achei a loja de carros multimarcas sp que tanto procurei.

Helloiza Alonso disse...

Nossa, adorei esse artigo para carros seminovos com cambio automatico, tudo o que precisava saber, muito bom, sensacional

Lorena disse...

Ótima abordagem para complementar em nosso artigo sobre câmbio cvt como funciona, valeu demais