quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que está obsoleto nos carros de hoje?

Quando observo nossos carros atuais, percebo que temos muito a melhorar. Apesar disso, nos últimos anos a tecnologia usada nos carros atuais obteve grandes melhoras, principalmente com o desenvolvimento de carros que não estão ‘amarrados’ ao petróleo para se locomover. Acredito que este é o caminho para o futuro do carro, tecnologias que não poluem o planeta.




Quando era criança (com os meus 13 anos), eu gostava era das férias, pois nela eu poderia ficar aprendendo tudo sobre carros em uma oficina de um amigo do meu pai. Ele me deixava ajudar os mecânicos, claro, sem me pagar nada, mas eu procurava saber tudo sobre o funcionamento destes veículos. Meu sonho era ser um engenheiro mecânico, mas minha vida teve outro rumo e hoje tenho outra profissão. Apesar disto, minha paixão sempre foi veículos automotores, e junto a isso, pensar como poderemos melhorar cada vez mais esta máquina tão importante para nossas vidas.

Bem, falaremos então no que está obsoleto nos carros atuais:

1° - Motorização: Isso esta atrasadíssimo. Usamos combustíveis fosseis até hoje! Este tipo de motor já era para estar nos museus. O culpado desse atraso são as empresas de transformação de petróleo, que ainda detém uma força muito grande e dificulta o avanço do carro movido a novas fontes de energia.


2° - Grade frontal: Para mim é o símbolo deste atraso no desenvolvimento do carro do futuro. Desde os primórdios da invenção do carro, esta peça nunca mudou. Esta é outra parte que já deveria estar nos museus.


3° - Volante: Esta peça que direciona o carro é muito prática, mas para o carro do futuro não se usará mais. Esta peça já tem também seu lugar garantido nos museus.


4° - Painel analógico: Nos dias atuais, como as indústrias ainda tem coragem de produzir painéis analógicos? Hoje já existe a tecnologia digital. O painel analógico foi inventado há mais de 100 anos, mas o usam até hoje. Se for assim, que tal todos nós voltarmos a usar a máquina de escrever?


5° - Estepe: Já existe no mercado um tipo de pneu que não fura, onde simplesmente ele é usado até acabar.


São cinco exemplos de coisas que não muda nunca Todos os exemplos citados acima foram inventados há mais de 100 anos.




Como será o carro do futuro? 

O carro anda muito lento para o futuro. Vou dar minha pequena contribuição, para que um dia possamos com isso tentarmos nos aproximar mais deste futuro que nos aguarda.













O carro do futuro tem que resolver problemas do presente, como o congestionamento, gasto com combustível, espaço para o estacionamento, e também o aumento da velocidade em estradas. Nesta evolução, o principal de todos os problemas: se adaptar ao 
estilo de vida do brasileiro.

Na última terça-feira, eu estava observando uma rua de grande movimento em Goiânia. Contei 68 carros que passaram em 10 minutos de observação. Destes, 58% ou 38 carros, passaram com uma pessoa dentro. 32% ou 21 carros, passaram com duas pessoas dentro. O restante, 10% ou nove carros, tinham mais de duas pessoas dentro do veículo. Então, as pessoas em sua maioria, andam de carro sozinhas.

 Temos também que observar as famílias, que estão diminuindo de tamanho. A moda agora é não ter filhos, ou quando muito um só. Então vejo aqueles carros com cinco lugares, mas na maioria das vezes só se usa um destes lugares (o do motorista), ou seja, há muito espaço sobrando. No final das contas, este espaço sobrando vai sendo somado nos congestionamento do dia-a-dia.



Com um veiculo mais leve, com menos rodas em contato com o solo, a força necessária para se movimentar será menor. Com isso, menos energia passa a ser gasto. Com menos tamanho, poderá dobrar o espaço de estacionamentos. Além disso, sendo menor e mais leve, com certeza a sua velocidade final vai ser maior que a de um veículo de quatro rodas.

Preciso de um veiculo que seja ‘meio-termo’, entre o carro e a moto, não seja tão grande como um carro, mas também que não seja tão simples como uma moto. Um veiculo que tenha a segurança de um carro, e a comodidade de uma moto para o trânsito, como também para um estacionamento.

Esta idéia veio a mim já há algum tempo. Logo fiquei a pensar se alguém já tinha pensado isso antes, após muita procura pela internet, uma surpresa: um russo já tinha construído este automóvel em 1914.

O carro fica em pé mesmo parado. Levava até seis pessoas

Este de chapéu e o inventor Peter Schilovski


Este veículo que o Russo inventou em 1914, se encaixaria como uma luva nos dias atuais. Somando o projeto dele, com a nossa tecnologia atual, estaremos dando um grande passo para o futuro, atendendo com este veículo inovador todas as nossas necessidades atuais.

O giroscópio é o grande diferencial deste veiculo, ou seja, este veículo fica sobre duas rodas sem cair para os lados. Ele leva em seu interior 5 pessoas, além das bagagens. Este veículo pode fazer curvas em baixa velocidade, e mesmo assim mantém seu equilíbrio. Atualmente, essa tecnologia é usada em foguetes, estações espaciais, aviação, navios e tanques de guerra.



A FORD teve seu carro de duas rodas criado em 1961, mas não deu continuidade a este projeto.





Acho que este pensamento é um passo de continuidade para o futuro. Observando esta invenção, nota-se como seria útil nos dias atuais. Este veiculo com toda a comodidade de espaço, economia, e fluidez no transito, poderá resolver muitos dos problemas atuais. Veja as fotos de como seria nos dias de hoje:

Este é um modelo para 2 pessoas




Modelo para 2 pessoas


Modelo com 3 rodas mas pode ser construído com 2 rodas

São três exemplos de veiculos, podendo ser construído maior, para levar 5 pessoas e bagagem. Veja estes videos.


1° vídeo.
2° vídeo.

Quero que pensem em como um carro duas rodas está mais próximo do futuro que um veiculo quatro rodas. O carro quatro rodas nos deixa muito limitados em alguns aspectos. Como exemplo, temos as estradas péssimas no Brasil. No caso deste veículo inovador, seria muito mais fácil passar por elas. Estão inventando carros pequenos, mas ainda insistem em usar os de quatro rodas, deixando assim o espaço entre eixo muito pequeno.


Smart


Próximo assunto: Combustível.