sábado, 11 de junho de 2011

GARANTIA ESTENDIDA COMPENSA?

Revisão com 3, 4, 5 e 6 anos. Isso Compensa?

A cada dia vejo aumentar o tempo de garantia nos automóveis nacionais e estrangeiros, garantia essa que pode chegar até seis anos, como por exemplo os carros da Jac Motors. Essa garantia é para motor, carroceria, parte elétrica, inclusive guincho quando precisar de socorro.  Não se inclui nesta garantia peças que tem um desgaste maior e de manutenção feita no dia-a-dia e uso, como 
as pastilhas de freio, óleo e filtros.


Esta garantia no meu entender é muito boa tanto para o cliente, quanto para a indústria automotiva. O primeiro fica resguardado de qualquer problema que possa ocorrer com seu carro, mas do outro lado da moeda, o mesmo não pode fazer nenhuma modificação em seu veiculo, como:
·        Trocar as rodas.
·        Fazer mudanças no som do veículo.
·        Modificar a suspensão.
·        Colocar farol de milha.
·        Modificar os bancos.
Estes são alguns exemplos de procedimentos que podem acabar com a garantia dada pela indústria. Quando o cliente precisar fazer alguma modificação, ela deverá ser feita pelas concessionárias de sua marca. Em alguns casos, até a troca de óleo tem que ser na revenda da marca. Este é o preço para ter uma garantia estendida. No entanto, é muito melhor essa maior extensão de garantia, do que ter uma garantia de um ano, dada normalmente pelos carros populares fabricados pela indústria nacional. Quando a garantia é só de um ano, quando mais a gente precisa, já venceu a garantia. A indústria nacional, que ainda está dormindo um sono profundo, ainda não se atentou para esta situação. O tempo passa com isso, e os carros importados continuam batendo recorde de vendas.
Para a indústria e muito interessante ter essa garantia estendida, afinal o cliente fica amarado as suas distribuidoras, aumentando significativamente o movimento em suas oficinas, vendo no dia a dia o desenvolvimento de seus carros, prevenindo quaisquer falhas e vícios.
Bem, se é bom para todo mundo porque não pensaram isso antes? A resposta é simples: o consumidor brasileiro não é levado a sério pela a indústria nacional, mas agora com esta nova indústria e marcas automotivas vindo para o Brasil, estamos sentido o gosto de ser clientes de primeiro mundo, clientes respeitados, com direitos, clientes que podem ter um carro completo, seguro, com garantia 
estendida, com um preço bem mais acessível que os nacionais.

                                                ATENÇÃO.

     "A garantia estendida é uma forma de seguro, paga pelo consumidor, regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal (90 dias) ou garantia contratual (prazo estipulado pelo fabricante).
 
Nessa modalidade, o consumidor deverá ficar atento para os termos da garantia. O produto só estará segurado naquilo que está devidamente descrito na apólice, ou seja, o produto poderá ter cobertura apenas em parte, como por exemplo, somente o câmbio e não o motor do veículo, ou cobertura de roubo e não furto.
 
Portanto, o consumidor deverá ler atentamento o contrato antes de assiná-lo, verificando se a garantia estendia atenderá as suas necessidades."

Próximo assunto: Pneus banda baixa, no Brasil funciona?

POBRE CONSUMIDOR BRASILEIRO

Veja esta notícia:
“Tenho vergonha de ser um consumidor brasileiro”

O Honda City brasileiro é lançado no México, produzido na fabrica de Sumaré/SP. Eles foram aperfeiçoados para entrar no mercado Mexicano. Eles chegam com freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, airbag duplo, ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é 1.5, com 116 cv de potência.
HONDA CITY 2011
Este modelo custa no México 197 mil pesos mexicanos, ou seja, R$ 25.800,00 reais. Com este valor no Brasil, não dá pra comprar um gol Pé de Boi. O Honda City mais barato não sai por menos de R$ 56 mil reais aqui no nosso país. Realmente é um tapa na cara de nos brasileiros. “Somos péssimos consumidores.”