quinta-feira, 21 de abril de 2011



Volkswagem

A VW chegou ao Brasil no ano de 1953.  Em 1957, com suas instalações montadas em Paulista em São Bernardo do Campo, sai uma produção de 8 unidades por dia da Kombi, nome que veio da palavra “combinado” que combina transporte de passageiro com cargas, levava 810 kg de carga, tinha pequena distância entre eixos, amplas portas laterais e uma porta traseira e alcançava a velocidade máxima de 93 km/h.


Dois anos após o lançamento da Kombi, chegam ao Brasil o “besouro” ou “fusquinha”, projetado por Ferdinand Porsche em 1933 e lançado na Alemanha em 1939 com o mesmo motor da Kombi com 1192cm3 refrigerado a ar, chegava a 110 km/h e fazia 10 km/litro, sistema elétrico de 6 volts e pesando 740 kg.


Entre os anos de 1959 até 1974 a VW lança vários modelos, uns fizeram sucesso outros nem tanto, como o Karmann Ghia, em 1962. 


Em 1967 nasce o motor 1300cm3 e neste mesmo ano, o nascimento do carro “pé de boi”. Em 1969 nasce a perua Variant, com seu motor 1600cm3. 


Em 1971 a volks lança o modelo esportivo SP1 e SP2. 


Em 1975 surge a Brasília carro de muito sucesso na época.


Mas foi em 1974 que a VW lançou um carro de grande sucesso no Brasil o Passat, o 1° carro com refrigeração a água e motor dianteiro de 1471cm3 com 78cv e 6100 rpm.


Em 1975 a maior fabrica da VW era no Brasil, só perdia para sua filial na Alemanha. Na produção Global de veículos em 1975, a VW ficava com 54% deste mercado.
Em 1980 a VW lança o GOL, fenômeno de vendas até os dias de hoje, superando a marca de 5 milhões de carros vendidos. Não poderia falar da VW sem antes contar esta história de sucesso, aonde a marca sempre soube aproveitar as classes B e C, ou seja, a maioria esmagadora de clientes com potencial de compra. Usando um marketing forte e repetitivo as pessoas acabaram se convencendo que o produto era bom. Acho eu que se depende da VW até hoje estaria vendendo no Brasil, Fusca, Brasília e Kombi, op´s Kombi ainda está.

 
As peças de reposição da VW têm em grande quantidade e, o melhor, preços baixos no mercado paralelo e fazendo com que seus produtos tenham o menor valor de custo de manutenção, e com isso ganhando a preferência da maioria dos brasileiros.
Nos dias atuais aquele sucesso que a VW teve nos anos 50, 60, 70, 80, 90 e 00, penso eu, não vão se repetir mais, pois esta marca vai ceder o 1° lugar a outro. Primeiro porque demora a lançar novas tecnologias, principalmente por haver mudanças de mercado que acontecem numa velocidade espantosa e outro por ainda fabricar carro “pé de boi”. Realmente vai perder muito mercado em pouco tempo.


Próximo assunto: GM.