domingo, 24 de abril de 2011

O CARRO ESTÁ MODERNO OU OBSOLETO?



O carro está moderno ou obsoleto nos dias de hoje?

O carro vai estar realmente desenvolvido quando a roda virar peça de museu.”

Para se chegar a uma resposta sensata temos que rever a história do automóvel. O primeiro automóvel motorizado feito com propósito comercial foi em 1885 pelo alemão Karl Benz que possuía um pequeno motor a gasolina. Logo surgiu Gottlieb Daimbler com o seu motor 2 tempos. Em 1892 Henry Ford produzia seu primeiro FORD na América do Norte e em 1904 surgiu o primeiro Rolls Royce.

KARL BENZ 1885


GOTTLIEB DAIMBLER 1892

HENRY FORD 1892

ROLLS ROYCE 1904

Veja que há mais de 116 anos que o motor a gasolina em sua essência é o mesmo usado até hoje, nas BMW, FERRARI, LAMBORGHINI e no seu carro, ou seja, usam cilindros, bielas e virabrequim, como no motor de 1885, queimam combustível fóssil que polui o meio ambiente.
Então afirmo que o carro está no mínimo 50 anos atrasado em sua evolução, mas faço outra pergunta, quem é o culpado deste atraso de 50 anos? Para se responder esta pergunta vou aqui fazer uma comparação.
No século IV quando o cristianismo se propagava, foi criada a inquisição, uma forma ensandecida e sádica, para punir muitas vezes com a morte na fogueira a quem se opunha aos preceitos da Igreja Católica. Esta ideia é comparável a de construir um motor que use outro combustível que não seja de derivados de combustíveis fósseis. Logo quem se ousava nessa empreitada estava em apuros, sumia ou seu projeto não decolava.

INQUISIÇÃO SÉCULO IV

PETRÓLEO

Os grandes responsáveis por este atraso no desenvolvimento de novas tecnologias foram às grandes petrolíferas do mundo, com o seu poder econômico ninguém ousava enfrentá-las, nem mesmo as grandes montadoras do mundo eram páreos para elas. Nestes longos 100 anos, foram poucos os desenvolvimentos de novos combustíveis, de novos motores que não se usasse os combustíveis fósseis.
Agora sabemos que os combustíveis fósseis fazem muito mal ao meio ambiente, poluindo o mundo e provocando o aquecimento global. A indústria petrolífera está em declínio, não mete tanto medo como no passado, este tipo de combustível tem data marcada para acabar. Então vamos aproveitar a oportunidade para correr atrás do prejuízo e desenvolver novas tecnologias de motores e combustíveis.

MOVIDO A HIDROGÊNIO
 
CARRO MOVIDO A ELETRICIDADE

A indústria de carro vai mudar de mão, vai sair das indústrias de petróleo para a indústria elétrica ou química, como o mercado de fotografia que mudou do dia para noite da mão da Kodak e Fuji para as mãos da Sony, Panasonic, Philips etc. Empresas que não tinham nada haver com fotografia.

Próximo assunto: Com tanto lançamento como fica a reposição de peças?