quarta-feira, 20 de abril de 2011

          Antes de começar a falar sobre as marcas líderes de vendas no Brasil, quero deixar claro que é somente uma opinião minha, e que há muito venho acompanhando as vendas, mercados e lançamentos. Neste tempo todo venho conversando com várias pessoas e procurando saber o ponto forte e fraco de cada marca. Estarei falando primeiramente da Ford, depois, Wolkswagem, GM e por último FIAT.
Ford Brasil



                A Ford Brasil foi inaugurada em 1919, com sua subsidiária Estadunidense Ford, dedicou primeiramente à importação de veículos.

 
             O primeiro carro fabricado no Brasil só aconteceu em 1957 com o caminhão Ford F-600 mesmo assim tinha 40% de peças nacionais e o restante eram importadas.


 O primeiro carro de passeio fabricado pela Ford foi Galaxie 500 em 1967, era o carro mais moderno fabricado no Brasil.


 Neste mesmo ano a Ford compra a Willys- Overland, e com essa aquisição nasceu o Corcel e Corcel ll, o maior sucesso da marca no Brasil.



             Hoje a Ford é a quarta maior montadora do Brasil, na divisão latino-americana, e a mais lucrativa. A Ford tem milhões de admirados no Brasil, e realmente ela fabrica carros com muita qualidade, que ao longo do tempo, fizeram história. Mas esta empresa nessa jornada de sua existência não percebeu o por que de não estar em 1° lugar de vendas no Brasil. O 1° lugar de vendas no Brasil poderia ser em algum tempo passado, mas não foi. Não foi porque eles esqueceram que no Brasil a maioria dos brasileiros era classe B, C e D. Mas eles focavam as vendas para classe A. Com o tempo a classe A diminuiu, assim como as vendas da Ford. Porém, isso não foi o principal motivo de nunca terem sido os primeiros em venda. Um motivo que dificulta muito a venda de um produto é o alto custo das peças, incluo ai as da Ford. A Ford não acordou ainda que 46% das rendas do país está na classe C. Veja eu como exemplo, sempre tive muita vontade de comprar um Fiesta Sedam, usado, porque não tenho dinheiro para comprar um carro novo, mas usado vai dar um defeito aqui, outro ali, então desisto, porque sei de avô, para pai, para filho que as peças Ford são caras, e as mais caras de todas, até no mercado paralelo, a Ford costuma vender as peças completas. Exemplo, se eu precisar de um pivô da bandeja do gol tem, tanto original como paralelo com preço baixo, mas na Ford tem que comprar o pivô junto com a bandeja e as buchas. Mas minha bandeja e bucha estão boas, só preciso do pivô, mas Ford só vende todo o conjunto. Assim esta peça se torna cara para uma manutenção no dia a dia. Acho que eles pensam que todo mundo no Brasil é rico.
Ford, porque não fracionar as peças? Dessa forma, todos comprariam. Não receie o mercado paralelo, de uma forma ou de outra eles ajudam a vender seu produto e ganhar credibilidade junto aos clientes como àqueles 46%.
Gosto muito de eletrônicos e comparo a Ford à um Sony, produto maravilhoso, mas só roda cd e dvd´s originais. Então os 46% compram Samsung, LG, que rodam Cds e dvds piratas, originais, etc. Estes perceberam que existe a classe C. Com certeza Henry Ford reencarnou na China.

Próximo assunto: Wolkswagem.

Um comentário:

Daniel disse...

Parabéns pelo documentário que você fez as fotos também são ótimas!!!