Vamos falar de um assunto que todos comentam, uma frase fácil de ser ouvida hoje em dia: “Eu não quero um carro 1000, ele é muito fraco. Eu quero um carro 1.4 ou 1.6!”
Vamos voltar um pouco no tempo para fazer comparações:
1°- Nos anos de 1968 até 1965, o Opala, carro de grande porte da GM, tinha 80 cv de força, com motor 2.5L.
Nos anos de 2009 até 2011, o Corsa, carro pequeno da GM, tem 78 cv de força, com motor 1.0L.
Quer mais? O Maverick Ford, considerado um nervoso ‘muscle car’ dos anos 70, em 1976 tinha 80 cv de força.
2°- No ano 1986 foi lançado Gol CL, com 81 cv de força e motor 1.6L.
No ano de 2009 foi lançado o Gol G5, com 77cv força e motor 1.0L.
3° - Nos anos de 1990 foram lançados o Uno com motor 1.0L, com 48.5 cv de força e, logo depois, veio Uno com motor 1.3L e 52 cv de força. Também foi lançado o Uno com motor 1.5L e 67 cv de força.
Hoje temos o motores Fire 1.0L, com 75 cv de força.
Com esta comparação fica claro que os motores 1.0L de hoje, tem a mesma quantidade de cavalos de força de motores que antigamente eram considerados fortes. Estamos evoluindo, com isso, o nosso pensamento também deve mudar.
7 comentários:
Caraca! Nunca vi tanta BOBAGEM dita sobre carros em um post só! Desde quanto um Corsa 1.0 apesar de moderno e seus ilusórios 75 cv anda sequer igual a um opala 1975? NUNCA! E tenho dito que os falados "Cavalos" de hoje em dia deveriam se chamar PÔNEIS como visto em um comercial. Faz-me rir amigo...
Penso que esteja correto o que foi mencionado no site. O que não foi mencionado é que possivelmente a relação de marchas está diferente dos carros mais antigos.
Gostei muito de ver estas versões ok muito obrigada
Mas um detalhe foi esquecido, quando o autor do blog faz o comparativo dos carros 1.0 de hoje, com os mais antigos de litragem maior. Este detalhe, é o torque, que em termos práticos impulsiona o carro no arrasto e que interagem com a potencia para ganhar velocidade. Dirigir um opala e um gol 1.0 por exemplo, sera infinitamente diferente, pois a força bruta do opala sera muito maior, o motorista vai sentir a reação do carro ao pisar no acelerador, mesmo que a velocidade final de ambos sejam idênticas. Enquanto um carro 1.0 de hoje chega a no maximo 10 kgfm de torque, um 1.6 antigo tem 14 kgfm, ou seja, pegada mais forte.
Parabéns pela matéria de multimarcas sp.
Quanto custa esse carro multimarcas?
Finalmente achei uma loja de carros multimarcas que tanto procurei.
Postar um comentário